Ajudando a ajudar: dez mil agendas e cadernos da Hellograf vão gerar renda a instituição que cuida da pessoa com deficiência

A Hellograf acaba de criar uma parceria para ajudar a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, Afece. A ação da Hellograf gerará recursos para ajudar a instituição a manter suas atividades. Dez mil agendas e cadernos confeccionados pela gráfica e editora serão vendidos na sede da Afece. Parte do valor arrecadado será direcionada à instituição.

Instalada no bairro Tarumã, em Curitiba, a Afece é uma entidade sem fins lucrativos especializada na educação, na saúde e na assistência à pessoa com deficiência e família. Ela atende 225 crianças, jovens e adultos, todos os dias.

Como as agendas e cadernos ajudarão a Afece

A Afece começou suas atividades em 1967, quando um grupo de mulheres se uniu para tentar transformar a sociedade em um lugar melhor para todos, sem exceções. Na época, era uma iniciativa revolucionária, já que o preconceito e a exclusão da pessoa com deficiência eram muito grandes.

“Ainda hoje a pessoa com deficiência é vista como ‘coitadinha’, como ‘estragada’ e até como ‘inválida’. Até mesmo as famílias têm dificuldades para lidar com parentes que possuem deficiência adquirida ou de nascença”, afirma Paulo de Siqueira, autor do livro Os Medalhistas. O livro discute o preconceito e a discriminação às pessoas com deficiência ao contar a história de seis paratletas paranaenses que conquistaram medalhas em paraolimpíadas.

A adaptação à deficiência, muitas vezes, exige esforço, atenção e recursos financeiros, não só para o tratamento como para ajustes na residência onde vive a pessoa com deficiência. É aí que entra a Afece, atuando em três frentes: saúde, assistência social à família e educação.

Como as agendas e cadernos ajudarão a Afece

Esse tipo de trabalho voluntário é essencial, já que no Brasil, quase 24% da população têm algum tipo de deficiência. São 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no país, de acordo com o último censo do IBGE. O Sul possui a maior proporção de pessoas com deficiência visual (5,4%).

Para a o gerente comercial da Hellograf, Lysandro Santana: “Essas agendas e cadernos ajudarão uma entidade que ajuda a incluir pessoas com deficiência. Essa foi a maneira que a Hellograf encontrou de agir nessa questão, de tentar transformar um pouco a sociedade onde vivemos”.

Por isso surgiu a ideia de produzir agendas e cadernos, revertendo uma porcentagem das vendas à Afece. O consumidor poderá comprar vários modelos na sede da instituição. O endereço é Rua Paulo Turkiewicz, 316, no bairro Tarumã. Como todo mundo precisa de agendas e cadernos, melhor que seja ajudando a mudar o mundo, não é?

Também serão produzidas agendas personalizadas para empresas parceiras da Hellograf nesse projeto. Elas terão uma ótima oportunidade de associar a sua marca a uma boa causa. Afinal, é uma agenda pra marcar compromisso com a solidariedade. Vamos juntos?